Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de outubro de 2012

DEUS TEM A PROVISÃO PARA SUA VIDA

Gênesis 22. 1-14

1. Depois destas coisas, provou Deus a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
2. Então disse Deus: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei.
3. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, albardou o seu jumento, tomou consigo dois de seus servos, e a Isaque, seu filho. Tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe dissera.
4. Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.
5. Disse Abraão a seus servos: Ficai-vos aqui com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos a vós.
6. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7. Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8. Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois seguiam juntos.
9. Chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali o altar, e sobre ele pôs em ordem a lenha. Amarrou Isaque, seu filho, deitou-o no altar, em cima da lenha,
10. e, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar o filho.
11. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão! Abraão! Respondeu ele: Eis-me aqui.
12. Então disse o anjo: Não estendas a tua mão sobre o rapaz, e não lhe faça nada. Agora sei que temes a Deus, pois não me negaste o teu filho, o teu único filho.
13. Então levantou Abraão os olhos e olhou, e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.
14. Assim chamou Abraão aquele lugar de o Senhor proverá. Daí dizer-se até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.

Deus faz um pedido duro para Abraão. Oferecer seu filho Isaque em holocausto (sacrifício totalmente queimado). 

Abraão obedece. E vai para um monte na região de Moriá, onde Deus lhe mostraria o lugar exato. Leva consigo dois servos, lenha e o fogo. Quando vê o lugar, deixa os seus servos e segue com seu filho Isaque.

E quando está para sacrificar seu filho, Deus interrompe e provê um cordeiro para o sacrifício.

E diante deste texto irei falar sobre algumas coisas que devemos fazer para termos a provisão de Deus nas nossas vidas.



1. Aceitar o chamado de Deus para sua vida.


Gênesis 22. 2, 3
"2. Então disse Deus: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei.
3. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, albardou o seu jumento, tomou consigo dois de seus servos, e a Isaque, seu filho. Tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe dissera."

Abraão não questionou o porque de Deus pedir o seu filho Isaque. Apenas foi fazer o que Deus pediu.
O problema que muitas vezes acontece conosco é que não sabemos obedecer ou fazer aquilo que Deus nos pede. Ficamos questionando o porque disso, o porque daquilo, ao invés de irmos fazer logo o que foi pedido.

Temos que lembrar que somos servos. E servos não questionam seu patrão sobre algo que precisa fazer. Apenas faz. É isso que precisamos aprender. Aprender a dizer para Deus: "Eis-me aqui! Envia a mim".

Fomos chamados para servir. 

Romanos 6. 22
"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna."


2. Confiar na provisão de Deus

Gênesis 22. 5
"5. Disse Abraão a seus servos: Ficai-vos aqui com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos a vós."

Falou para os servos esperarem, pois ia adorar com o filho e voltaria com ele. Ou seja, ele confiava na provisão de Deus.

Percebam que Abraão diz: "havendo adorado, voltaremos a vós.Se ele estava indo para sacrificar seu filho e só estavam os dois no monte, pois os servos tinham ficado esperando, como então ele podia dizer "voltaremos a vós?" O correto seria dizer eu voltarei. Pois o filho ia ser sacrificado.

Só tem um porém em tudo isso. Abraão conhecia o Deus que servia e sabia que Deus não ia deixar ele sacrificar seu próprio filho porque ele confiava na provisão de Deus.

Muitas vezes ficamos desesperados com as coisas ao nosso redor. Com as contas para pagar, com a despensa esvaziando e esquecemos que servimos um Deus que tudo pode. Não estou falando que você não irá passar por apertos e dificuldades, mas tenho certeza de que Deus nunca vai desamparar um de seus filhos.

Deus sempre terá um escape para você. Deus proverá a solução. Apenas confie.

Salmos 37. 5
"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará."


3. Mesmo sem ver a provisão de Deus continue falando das suas grandezas

Gênesis 22. 6-8
"6. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7. Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8. Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois seguiam juntos."

Isaque questiona o pai: "Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?"
E a resposta de Abraão foi: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho."

Abraão não deixou de falar da provisão de Deus.

Quantas pessoas nos questionam sobre o nosso Deus quando estamos passando por algum momento de provação? E falam: "Você não é crente? Porque está passando por isso?"; "Cadê aquele Deus que você vivia falando?".

É nessa hora que temos que demonstrar nossa confiança em Deus e continuar falando de suas grandezas.Temos que mostrar para o mundo que não é porque estamos passando por problemas que Deus não opera mais milagres, que não cuida e nem se preocupa. Temos que mostrar que Deus continua sendo o Todo Poderoso e que continuamos crendo e sendo fiéis a Ele independente das circunstâncias.

E aproveitar o momento para evangelizar tal pessoa. O que não podemos é nos calar e ficarmos cabisbaixo por causa das circunstâncias e nem por causa dos questionamentos a respeito do nosso Deus.

Continue proclamando a palavra de Deus. Não pare de falar de Deus.


4. Ir até o fim mesmo sem ver saída 

Gênesis 22. 9-12
"9. Chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali o altar, e sobre ele pôs em ordem a lenha. Amarrou Isaque, seu filho, deitou-o no altar, em cima da lenha,
10. e, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar o filho.
11. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão! Abraão! Respondeu ele: Eis-me aqui.
12. Então disse o anjo: Não estendas a tua mão sobre o rapaz, e não lhe faça nada. Agora sei que temes a Deus, pois não me negaste o teu filho, o teu único filho."

Deus viu que Abraão não ia parar até ter consumado o sacrifício de seu filho.

O nosso problema é que muitas vezes não cumprimos aquilo que Deus pediu até o fim. Paramos no meio do caminho ou até mesmo faltando pouco para findar o trabalho.

Quando começamos algo para Deus temos que ir até o fim.

Lucas 9. 62
"Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus."

Jesus quis dizer que é preciso sempre olhar para frente. Pois quem fica olhando para trás acaba esquecendo-se do trabalho que está realizando.

Precisamos ser perseverantes na obra de Deus. Fazendo-a sempre de bom ânimo. Sem nunca recuar. 

Devemos viver pela fé.

Hebreus 10. 38, 39
"38. Mas o meu justo viverá da fé. E se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
39. Nós, porém, não somos daqueles que retrocedem para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma."

Devemos ir até o fim. 
Mateus 24. 13
"Mas aquele que perseverar até o fim será salvo."


5. A provisão de Deus chega na hora certa

Gênesis 22. 13, 14
"13. Então levantou Abraão os olhos e olhou, e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.
14. Assim chamou Abraão aquele lugar de o Senhor proverá. Daí dizer-se até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá."

Deus proveu o cordeiro bem na hora em que Abraão levanta o cutelo para sacrificar seu filho Isaque. Deus não deu antes, nem depois, foi no momento certo.

Deus sendo onisciente, que sabe todas as coisas, poderia muito bem ter provido o cordeiro sem ter que fazer Abraão passar por esse momento de aflição. Mas Deus esperou o momento certo para prover o cordeiro.

Quando você estiver passando por um momento de aflição não fique falando para Deus que não aguenta mais. Deus sabe o momento certo para te tirar da aflição.

1 Coríntios 10. 13
"Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."

A bíblia diz em Eclesiastes 3. 1
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu"

Deus não adianta e nem atrasa. Ele age no momento oportuno. E é Ele quem sabe o tempo certo.


PAZ SEJA CONVOSCO. DEUS ABENÇOE.

Um comentário:

Ateliê Cláudia Ruman disse...

Texto muito bom! Realmente temos que aprender a confiar mais em Deus!!! Parabéns que Deus abençoe sua vida grandemente!!! Bjus de sua esposa que te ama muito!!!