Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A CEIA DO SENHOR

1 Coríntios 11. 23-34

"23. Pois eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão,
24. e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é entregue por vós: fazei isto em memória de mim.
25. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26. Pois todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
27. Portanto, qualquer que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e sangue do Senhor.
28. Examine-se o homem a si mesmo antes de comer deste pão e beber deste cálice.
29. Pois o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30. Por causa disto, há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31. Mas se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32. Mas, quando somos julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
33. Portanto, meus irmãos, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros.
34. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for ter convosco."


Paz do Senhor meus amados!

Nesta semana, mais precisamente no sábado, estaremos celebrando a Ceia do Senhor na igreja na qual faço parte. Aliás nós celebramos a Ceia do Senhor todos os terceiros sábados de cada mês.

Por isso estarei falando um pouco sobre a Ceia do Senhor. Não sei em qual igreja você é membro,  não quero falar aqui de como é a Ceia na minha igreja, mas falarei da Ceia mediante o texto acima de 1 Coríntios 11.

Tenho percebido que alguns cristãos, inclusive aqueles que possuem um pouco mais de tempo no evangelho, ainda não tem muito certo esse conceito do que é a Ceia do Senhor. 

Vamos falar então sobre esse assunto.


A Ceia do Senhor foi instituída por Jesus Cristo na noite em que foi traído por Judas Iscariotes.
Marcos 14. 22-24
"22. Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, abençoando-o, partiu-o e lhes deu, dizendo: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
23. Então tomou o cálice e, dando graças, deu-os aos discípulos, e todos beberam dele.
24. Disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, que é derramado por muitos."

É uma ordenança bíblica para nossas vidas. E deve ser um ato de comunhão.

Porém quando Paulo escreve aos Coríntios a respeito da Ceia, foi para corrigir a forma como eles celebravam a Ceia.

Paulo diz em 1 Coríntios 11. 17
"Nisto que vou dizer-vos não vos louvo, pois vos reunis, não para melhor, senão para pior."

Nisso podemos ver a importância de sabermos o real significado da Ceia do Senhor.

Vamos então para o texto em questão:


     1. A Ceia é algo divino

"23. Pois eu recebi do Senhor o que também vos ensinei"

Como eu já destaquei antes, a Ceia foi algo estabelecido por Cristo e Paulo confirma isso nesse versículo 23.

Então não foi homem quem criou. Se foi Deus quem criou devemos tratá-la como algo sagrado.

Nunca devemos tratá-la como algo banal. Não podemos ficar trocando a Ceia do Senhor por qualquer coisa. Há crentes que ainda não entenderam isso e trocam a Ceia do Senhor por um passeio no shopping, uma festa de casamento, um churrasco, etc.

Temos que aprender a respeitar a Ceia do Senhor. E não estou falando em fazer desse culto um ídolo. Mas que devemos tratá-lo com a reverência que Ele merece.



     2. A Ceia é para lembrar do sacrifício de Jesus

"24. e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é entregue por vós: fazei isto em memória de mim.
25. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim."

Tanto no versículo 23, quanto no 24, Paulo termina dizendo: "em memória de mim", ou seja, todas as vezes que comer do pão e beber do cálice devemos lembrar do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário. 

O qual deu a vida por nós. Para nos purificar de todo pecado e nos dar um novo e vivo caminho que nos leva a Deus.

O nosso pensamento na Ceia não deve ser outro senão a morte de Cristo em nosso favor.


     3. A Ceia é para testemunho da nossa fé

"26. Pois todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha."

anunciais a morte do Senhor, até que ele venha: 

Mostrar ao mundo a razão da nossa fé: Que é a morte de Cristo por nós. Anunciar a morte de Cristo até que Ele venha, ou seja, devemos celebrar a Ceia até o fim. Não podemos parar ou desistir de anunciar a morte de Cristo.


     4. A Ceia serve para fazermos um auto-exame

"28. Examine-se o homem a si mesmo antes de comer deste pão e beber deste cálice."

Esse auto-exame divide-se em duas etapas:

a) Devemos olhar para nós

Não podemos ficar na Ceia examinando a vida dos outros. Não conhecemos a vida de ninguém. Não estamos ali para procurar saber da vida dos outros, por isso Paulo disse: Examine-se o homem a si mesmo. Não diz para examinar o próximo, mas a si mesmo. Você é quem conhece cada erro que cometeu. Até aqueles que ninguém viu, você sabe. As outras pessoas podem não saber, mas nós sabemos os nossos erros e defeitos. Por isso devemos fazer esse auto-exame.

b) Se arrepender e pedir perdão

Quando Paulo fala: antes de comer deste pão e beber deste cálice. Ele quer dizer que depois de fazer um auto-exame é preciso se arrepender e pedir perdão antes de participar da Ceia. Poque não adianta nada fazer um auto-exame, ver os erros que tem cometido e deixar assim mesmo. É preciso pedir a Deus que nos perdoe dos nossos pecados. Então participar do corpo e sangue de Jesus.


     5. Saber que só há um juiz

"31. Mas se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados."

Temos que saber que não estamos aqui para julgar ninguém. 

Tiago 4. 12
"11. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei. e julga a lei. Ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.
12. Há só um legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?"

Só Deus tem o direito de julgar as nossas vidas. O único julgamento que podemos fazer é o de nós mesmos.


     6. Deve haver respeito e amor pelos irmãos

"33. Portanto, meus irmãos, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros."

Quando Paulo disse: quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros. Ele quis mostrar que não era para fazer como eles faziam.

1 Coríntios 11. 20, 21
"20. Quando vos reunis no mesmo lugar, não é para comer a ceia do Senhor,
21. pois quando comeis, cada um se apressa a tomar a sua própria ceia. Assim um tem fome e outro se embriaga."

Eles não respeitavam os irmãos e não tinham amor nenhum pelos menos favorecidos financeiramente, ou seja, os que tinham boas condições financeiras comiam bem, enquanto os menos favorecidos financeiramente ficavam com fome.

É preciso que aprendamos a respeitar o próximo, a amar o próximo, independente das condições financeiras. Não podemos fazer acepção de pessoas. Diante de Deus não há rico nem pobre, branco ou negro, servo ou livre, grego ou judeu, mas todos somos um diante de Deus.


     7. A Ceia deve ser para a edificação

"34. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for ter convosco."

Para que não vos ajunteis para condenação: Se nos ajuntarmos de forma errada estaremos nos ajuntando para condenação. Porém se nos ajuntarmos da forma que a Bíblia nos ensina seremos edificados.

Por isso é preciso aprendermos como celebrar a Ceia para que todas as vezes que nos ajuntarmos para celebrá-la esse momento venha nos trazer edificação.


Deus vos abençoe em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom...sempre devemos ler e meditar na palavra de DEUS...procura por em pratica o ensinamento do mestre JESUS.. que DEUS continue dando sabedoria.....

Unknown disse...

bom ler essas palavras, meditar e praticar os ensinamentos do mestre JESUS, que DEUS continue te abençoando...