Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Criados a imagem e semelhança de Deus

Gênesis 1. 26-31

"26. Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.
27. Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28. Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra, e sujeitai-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre todas as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
29. E disse Deus ainda: Tenho-vos dado todas as ervas que produzem semente, e se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dá semente. Ser-vos-ão para mantimento.
30. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todos os seres viventes que se arrastam sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.
31. Viu Deus tudo o que tinha feito, e que era muito bom. E houve tarde e manhã - o sexto dia."

Deus formou o homem do pó da terra e deu a ele vida, compartilhando de Seu próprio Espírito.
Gênesis 2. 7
"Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente."
O homem é o único de toda a criação de Deus, que possui corpo, alma e espírito.
Em termos bem simples, ter a imagem e semelhança de Deus, significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus.
Mas não é uma aparência física. Pois a Bíblia diz que Deus é espírito. Mas refere-se a parte imaterial do homem. É uma semelhança mental, moral e social.

Vamos falar sobre estes três pontos: "SEMELHANÇA MENTAL, MORAL E SOCIAL"



1º) Semelhança Mental

O homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha; em outras palavras, o homem pode raciocinar e fazer suas próprias escolhas.

Adão tinha a capacidade de tomar decisões livres.

O Senhor desejou que a família da Terra fosse uma extensão da família celestial. Todavia, não impediu que o homem escolhesse esse ou outro caminho diferente.

O homem é um ser inteligente capaz de aprender e ensinar.
Portanto possui um relacionamento com Deus totalmente diferente daquele que as demais criaturas possuem. O homem se relaciona de forma inteligível. 
Por isso que Paulo escrevendo aos cristãos em Roma disse:
Romanos 12. 1
"Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."
Racional = dotado de razão
Razão = faculdade de compreender, conhecer e julgar; discernimento.
Todo ser humano tem/possui essa capacidade de compreender, conhecer e julgar. Todos nós podemos aprender o que é certo e o que é errado e decidir de qual forma agir, ou qual o caminho seguir.


2º) Semelhança Moral

O homem foi criado em justiça e perfeita inocência; um reflexo da santidade de Deus.
Nossa consciência é um vestígio daquele estado original.

Todas as vezes que alguém escreve uma lei, volta atrás em relação ao mal, louva o bom comportamento ou se sente culpado, esse alguém está confirmando o fato de sermos feito à própria imagem de Deus.

Possuímos uma consciência moral, um senso do certo ou errado, bem ou mal.
E isto pode se tornar dia a dia mais sensível, se cultivarmos um relacionamento saudável com Deus, através do estudo de Sua Palavra e pela oração.

Por outro lado, o que restou no ser humano da imagem de Deus, poderá ser completamente anulado se dermos vazão aos maus impulsos da nossa natureza.

Fazendo assim, dia a dia, apagaremos a semelhança de Deus em nós.


3º) Semelhança Social

O homem foi criado para a comunhão. Isto reflete a trindade de Deus e Seu amor.
Pois todas as vezes que alguém escolhe uma esposa e se casa, faz um amigo, abraça uma criança ou vai a igreja, esta pessoa está demonstrando o fato de que somos feitos à semelhança de Deus.

Nenhum ser humano é capaz de viver sem ter relacionamentos. Seja ele qual for. Todos nós precisamos nos relacionar com outras pessoas. Deus nos fez seres sociais.

O propósito para o qual o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus era para ser amigo e companheiro de Deus. Deus queria e ainda quer, ter um relacionamento com o ser humano. Ser amigo do homem.

O Senhor visitava, pela viração do dia, o jardim do Éden, só para desfrutar do companheirismo, da amizade com Adão e Eva.

O maior exemplo disso é que Jesus veio ao mundo para nos unir a Deus e nos fazer amigos Dele.
João 15. 15
"Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes, tenho-vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer."

A palavra imagem no original hebraico, quer dizer "algo que representa outra coisa".
Ou seja, nós somos representantes de Deus aqui na terra.


Nossa imagem e semelhança depois da queda do homem

Adão e Eva pecaram. E isso manchou a imagem de Deus no homem.
E isso passou para todos outros homens depois de Adão.

Gênesis 5. 1-3
"1. Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
2. Macho e fêmea os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de Homem, no dia em que foram criados.
3. Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete."

Percebam o seguinte: "Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez." e Adão "gerou um filho à SUA semelhança, conforme a SUA imagem."
Após o pecado do homem, Adão gera outro filho, e esse filho que tem por nome Sete, a Bíblia registra que                 ele nasce segundo a imagem e semelhança de Adão, e não mais de Deus.
Ou seja, o homem agora nasce carregando o pecado de Adão e Eva.

Hoje ainda trazemos conosco a imagem de Deus, mas também trazemos as cicatrizes do pecado.
Romanos 5. 12
"Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram."


Algumas coisas que acontecem no homem depois da queda

1º) O homem não é tão plenamente semelhante a Deus como era antes;

2º) Sua pureza moral se perdeu, e seu caráter pecaminoso certamente não espelha a santidade de Deus;

3º) Seu intelecto está corrompido pela falsidade e pelo engano;

4º) Sua palavras já não glorificam continuamente a Deus;

5º) Seus relacionamentos muitas vezes são controlados pelo egoísmo, e não mais pelo amor.

Após a queda do homem, a imagem de Deus não foi aniquilada, mas pervertida.


A REDENÇÃO EM JESUS CRISTO

Quando redime uma pessoa, Ele começa a restaurar imagem original de Deus no homem.
Efésios 4. 24
"e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade."

Colossenses 3. 10
"e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou."

Deus, através do sacrifício do seu filho Jesus, na cruz do Calvário, nos faz novos homens. Agora já não carregamos o fardo do pecado sobre nós. Agora somos livres em Jesus Cristo.
João 8. 32, 36
"32. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
36. Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."

Quando entregamos nossa vida para Jesus, como único Senhor e único Salvador das nossas vidas, passamos a ser transformados dia, após dia, até chegarmos a ser como antes do pecado no Éden.
Em Jesus temos uma promessa de que um dia seremos novamente como Adão e Eva antes da queda.
Romanos 8. 29
"Pois os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."

1 Coríntios 15. 49
"E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial."

Que venhamos dedicar nossas vidas a Deus, e voltarmos a sermos conforme à sua imagem, e conforme à sua semelhança.

Deus abençoe.



Um comentário:

Ateliê Cláudia Ruman disse...

Muito esclarecedor este texto...sempre tive essa dúvida...está muito bem explicado! Parabéns!!!