Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porém, alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.(1 João 2. 1)

Josué 7. 1, 7-13

"1. Mas os filhos de Israel forma infiéis no tocante às coisas condenadas; Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. Assim a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.
7. Disse Josué: Ah, Senhor Deus! Porque fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazer perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em ficar dalém do Jordão.
8. Ah, Senhor! Que direi? Ora, Israel virou as costas diante dos seus inimigos!
9. Ouvindo os cananeus e todos os moradores da terra nos cercarão, e desarraigarão o nosso nome da terra. Então que farás ao teu grande nome?
10. Disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Porque estás prostrado assim sobre o teu rosto?
11. Israel pecou, e violaram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e mentiram, e até debaixo de sua bagagem o puseram.
12. Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante deles porque Israel se fez condenado. Não serei mais convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.
13. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Coisas condenadas há no meio de ti, ó Israel. Não poderá suster-se diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do teu meio as coisas condenadas."


Deus promete a Josué dá as terras ao povo de Israel. Porém ele teriam que lutar para conquista-las. 
E a primeira cidade que Josué vai conquistar é Jericó.
E Deus dá a estratégia para Josué:
Josué 6. 3-5
"3. Vós, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez. Assim fareis por seis dias.
4. Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros diante da arca. No sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.
5. Tocando-se longamente a trombeta, e ouvindo vós o sonido dela, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si."

O povo deveria rodear a cidade durante seis dias, uma vez por dia. E no sétimo dia teria que dar sete voltas em torno da cidade; e por fim seriam tocadas as trombetas e povo gritariam e o muro da cidade iria abaixo.
E assim sucedeu. Porém Deus tinha dado uma ordem ao povo:
Josué 6. 17-19
"17. Porém a cidade será condenada, ela e tudo o que houver nela. Somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porque escondeu os mensageiros que enviamos.
18. Tão-somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não tomeis delas coisa alguma, e não façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
19. Porém toda prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, são consagrados ao Senhor, e irão para o tesouro do Senhor."

O povo não deveria trazer nada de Jericó, mas apenas o que seria consagrado a Deus. Nada que pertencesse a Jericó deveria ficar em suas posses, pois Deus havia amaldiçoado tudo que era de lá. E qualquer um que pegasse algo de lá, traria sobre si e sobre o povo maldição.


Diante desse texto de Josué e também do versículo de 1 João 2. 1, o qual eu usei como tema desta mensagem; gostaria de falar três coisas importantes para termos comunhão com o nosso Deus e participar das bençãos Dele.



1º) Devemos levar a sério a palavra de Deus.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis."

Deus havia falado para Josué como o povo deveria agir em relação a Jericó e as coisas que pertenciam a ela. E Josué transmitiu essas ordens ao povo. Ou seja, o povo sabia o que podia e o que não podia fazer.
Em 1 João 3. 9 diz o seguinte:
"Aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque a semente de Deus permanece nele; não pode continuar pecando, porque é nascido de Deus."

Isso não quer dizer que o crente não peca. Todos nós cometemos pecado. 
O que a Bíblia está dizendo é que o crente "não vive na prática do pecado".
Vou dar um exemplo de viver na prática:
Uma pessoa sedentária quando resolve PRATICAR algum esporte sofre muito, sente muitas dores, e isso a deixar ruim. Já alguém que está sempre PRATICANDO um esporte, o faz naturalmente e isso não lhe causa      mal algum. É normal para ele PRATICAR tal esporte.

Na vida do crente é igual. O crente não tem o costume, ou a PRÁTICA de pecar, e quando isso acontece ele sente-se mal. Já quem não conhece a Deus e vive na PRÁTICA do pecado, comete seus erros naturalmente, como se estivesse fazendo a coisa correta.

A diferença é que o crente conhece a verdade, que é a palavra de Deus, por isso não pode viver pecando.
Olha o que Pedro disse em sua segunda carta:
2 Pedro 2. 20-22
"20. Se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
21. Melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.
22. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: a porca lavada voltou a revolver-se na lama."

E o escritor aos Hebreus diz:
Hebreus 10. 26, 27
"26. Se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
27. mas certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo que há de devorar os adversários."

Pecar involuntariamente é uma coisa. Pecar quando você maquina tudo, planeja tudo, e depois vai lá e comete o erro; é totalmente diferente. A Bíblia é bem clara quando diz que para esse tipo de pecado "já não resta mais sacrifício pelos pecados".(Isso estou falando para quem já conhece a palavra da verdade)


2º) Devemos confessar nossos erros diante de Deus

"Se, porém, alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo."

Se algum crente peca involuntariamente, sem premeditação, deve-se confessar a Deus em nome de Jesus, que é o nosso Advogado.

Vejam o que aconteceu com o povo de Israel.
Depois de conquistar Jericó, Josué quis conquistar a cidade de Ai.
Josué então, envia espias a cidade de Ai. Os espias olham a cidade e voltam de lá com o seguinte pensamento: "Não suba todo o povo. Subam uns dois ou três mil homens, a ferir a Ai, e não fatigues ali todo o povo, pois são poucos os habitantes."(Josué 7. 3)
Josué envia três mil homens.Quando chegam em Ai o povo de Israel é colocado para correr e trinta e seis deles são feridos.
Josué então rasga suas vestes, lança-se ao chão com o rosto em terra e vai falar com Deus.
Josué 7. 7-9
"7. Disse Josué: Ah, Senhor Deus! Porque fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazer perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em ficar dalém do Jordão.
8. Ah, Senhor! Que direi? Ora, Israel virou as costas diante dos seus inimigos!
9. Ouvindo os cananeus e todos os moradores da terra nos cercarão, e desarraigarão o nosso nome da terra. Então que farás ao teu grande nome?"

Então Deus revela a Josué o que estava acontecendo:
Josué 7. 10-12
"10. Disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Porque estás prostrado assim sobre o teu rosto?
11. Israel pecou, e violaram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e mentiram, e até debaixo de sua bagagem o puseram.
12. Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante deles porque Israel se fez condenado. Não serei mais convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada."

Deus mostra para Josué que havia pecado no meio de Israel, e que se isso não fosse tirado do meio do povo Deus não seria com eles e continuariam a perder as batalhas.

Ou seja, o povo havia pecado, porém não havia confessado, tinha deixado escondido o seu erro.
Mas a Bíblia diz em Hebreus 4. 13
"E não há criatura alguma encoberta diante dele. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas."

Mesmo se não quisermos confessarmos, Deus sabe o que eu e você fazemos.
O melhor a fazer quando erramos é lembrar que temos um Advogado, que é Jesus Cristo, que intercede por nós, e confessarmos a Deus os nossos atos falhos.

Em outras palavras: SE PECAR, CONFESSE
1 João 1. 9
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça."


3º) Temos que eliminar o mal das nossas vidas

Josué 7. 13
"Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Coisas condenadas há no meio de ti, ó Israel. Não poderá suster-se diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do teu meio as coisas condenadas."

Deus dá a receita para Josué de como o povo deveria proceder para ser vencedor.
Era preciso eliminar o mal do meio do povo.

Provérbios 28. 13
"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."

Sabe aquele negócio do tipo:
"Eu parei de beber, mas eu tenho uma garrafa de cachaça em casa ainda."
"Eu parei de me prostituir, mas ainda tenho uns filmes pornográfico em casa."

Parece que fica guardando esses resquícios, para que, qualquer hora que der uma recaída, tem algo lá que possa satisfazê-lo.
VIGIA CRENTE!

Tem que se desfazer de tudo o que não presta. Tudo o que venha te afastar de Deus é preciso que seja lançado fora.
Mateus 5. 29, 30
"29. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti. É melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30. E se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti. É melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."

Não fique trazendo nada que pertence a Jericó, e que é amaldiçoado por Deus, e escondendo em sua casa.
Tudo o que é amaldiçoado por Deus, nunca será bom para nós.

Colossenses 3. 1, 2
"1. Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
3. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra."

Temos que nos despojar de tudo que pertence ao velho homem, e nos renovar segundo a vontade do Espírito Santo de Deus em nossa vida.

Todo tipo de pecado deve ser tirado de nossas vidas. E também tudo aquilo que venha nos levar a pecar também deve ser tirado da nossa vida.


DEUS ABENÇOE A SUA VIDA.













Nenhum comentário: