Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ATITUDES QUE ENOBRECEM NOSSOS RELACIONAMENTOS

Tiago 3. 13-18

"13. Quem entre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.
14. Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
16. Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.
17. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
18. Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para os que promovem a paz."

Todos nós precisamos nos relacionar. Todo ser humano precisa construir relacionamentos, independente de ser cristão ou não.(cristão = todo aquele/aquela que segue os mandamentos de Cristo)

Diariamente estamos nos relacionando com alguém; seja na rua, no ônibus, no trabalho, na escola, em casa, sempre nos deparamos com pessoas que, assim como nós, também precisam se relacionar.

E lidar corretamente em nossos relacionamentos é para nós uma preocupação, pois sem relacionamentos nossa vida fica oca, faltando algo. Ninguém é tão bom a ponto de conseguir viver sozinho; sem ter algum tipo de relacionamento. Deus criou o homem sociável.

E para termos um bom relacionamento precisamos passar por uma transformação. 
Jesus Cristo aceita cada pessoa assim como ela é; mas a deixa como foi no passado. 
A transformação é algo que só Deus pode fazer. Isso quando permitimos que Ele venha agir em nossa vida.

Nós devemos nos esforçar para aprender como se lidar com pessoas, e como cristãos, temos que ter em mente que servimos a um Deus que gosta de se relacionar com o seu povo, e que do mesmo modo quer que os irmãos vivam se relacionando, vivam em união.

E eu gostaria de falar algumas coisas ou algumas atitudes que devemos buscar para termos um bom relacionamento, tanto para com Deus como para com o nosso próximo.



1º)Sabedoria terrena, animal e diabólica

"14. Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica."

Essa sabedoria é aquela que odeia ver a felicidade dos outros. Não pode ver os irmãos sendo abençoados, prosperando, que ficam com amarga inveja, achando que os irmãos não merecem, achano que quem deveria receber as bençãos é ele. E quer sempre ter o que é dos outros, nunca está satisfeito com o que tem e acha que as coisas dos outros é sempre melhor que a sua.

Há também aqueles que possuem um sentimento faccioso, ou seja, adora formar "grupinhos", "panelinhas" contra alguém ou alguma coisa que está acontecendo na igreja. 
Essa sabedoria não provém de Deus. Tiago diz que essa sabedoria é terrena, e mais do que isso, diz que é diabólica, ou seja, provém do diabo.

Tiago também diz que aonde existe essas coisas há também pertubação e toda obra perversa
"16. Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má."

Jesus falou que "da abundância do coração fala a boca"


2º) Sabedoria do alto ou de Deus

"17. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."

I - Pura
É autêntica, genuína, sem mancha, honesta.
Quando sou honesto com você, não minto, não engano, não tento passá-lo para trás. 
Todo relacionamento saudável requer confiança.

II - Pacífica
Amiga da paz.
Há pessoas que adoram uma briga, e basta um pequeno detalhe para deixá-las furiosas. As vezes ficamos até com receio de falar com esse tipo de pessoa, pois sabemos que qualquer coisa pode tirá-la do sério.
Mas nós temos que procurar viver em paz com nossos irmãos.
Romanos 12. 18
"Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens."

III - Moderada
Algumas traduções dizem amável, bondosa, indulgente, ou seja, é compreensivo, tolerante.
É uma pessoa que leva em consideração os sentimentos dos outros. Existem pessoas que não estão nem aí para os sentimentos dos outros. Fazem as coisas sem se preocupar, se vão magoar as pessoas com seus atos ou com sua fala. Não mostram um pingo de interesse em ajudar aqueles que estão tristes. Mas se desejamos melhorar nossos relacionamentos devemos mostrar compreensão pelos sentimentos dos outros.

IV - Tratável
No original significa corrigível.
É aquela pessoa que aceita a correção, que aceita sentar para aprender e que está aberto para a crítica.
Nunca podemos ser aquele tipo de pessoa que acha que sabe tudo, que é mais inteligente que todo mundo, nunca erram e sempre estão com a razão. Temos que saber ouvir a opinião das pessoas e sempre estar procurando aprender, pois quando uma pessoa fala que não precisa mais aprender, dizendo que já sabe tudo, é porque não sabe nada.

V - Cheia de misericórdia e bons frutos
São pessoas que entendem o que você está sentindo, pois se colocam em seu lugar, e não ficam zombando ou ridicularizando. Quando alguém fracassa ou cai, elas não se alegram achando que a pessoa merecia passar por isso, pelo contrário, são pessoas que se compadecem e procuram ajudar. São pessoas que dão apoio para os que necessitam.

VI - Sem parcialidade
São aqueles que não favorecem mais uma pessoa do que a outra ou que não faz acepção de pessoas.
Tiago 2. 1-4
"1. Meus irmãos, como crentes em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, não façais acepção de pessoas.
2. Por exemplo: Se na vossa reunião entrar algum homem com anel de ouro no dedo, e com trajes de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso,
3. e atentardes para o que tem os trajes de luxo, e lhe disserdes: Assenta-te aqui em lugar de honra, e disserdes ao pobre: Fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do estrado dos meus pés, 
4. não fazeis distinção entre vós mesmos, e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos?"

Devemos tratar as pessoas com igualdade, independente de sua situação financeira.

VII - Sem hipocrisia
Sem falsidade.
A pior coisa que tem em um relacionamento é quando uma pessoa diz que é sua amiga, mas quando você vira as costas ela fala um monte de coisas ruins ao seu respeito. Nós temos que ser sinceros em nossos relacionamentos, tanto para com Deus como para com os homens, caso contrário nunca teremos amizades duradouras.


Conclusão

Para sermos verdadeiramente sábios, temos que demonstrar através do nosso modo de agir, de falar, sempre com humildade, evitando a inveja, o espírito faccioso e promovendo a paz e a justiça. Temos que buscar a sabedoria que vem do alto, mas para isso temos que manter um relacionamento com Deus para poder pedir a Ele essa sabedoria.

Tiago 1. 5-7
"5. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada.
6. Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
7. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa."


Deus abençoe

Nenhum comentário: