Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AS CARTAS DE PAULO NÃO SÃO BOAS PARA A IGREJA ATUAL

Hoje em dia existem muitas igrejas. Tem igreja para todo tipo de gosto. Não tem desculpa de falar que não gostou de nenhuma. Todos têm as suas doutrinas, ou regras, como preferir. Porém o que me preocupa é quando essas doutrinas (regras) ferem as doutrinas das santas e sagradas escrituras. 

Paulo escreveu algumas cartas, inspiradas por Deus, através do Espírito Santo, para muitas igrejas da época. São elas: a igreja em Roma, a igreja em Corinto, na Galácia, em Éfeso, em Filipos, em Colossos e Tessalônica. 

E eu estudando essas cartas percebi que elas não seriam bem aceitas no meio evangélico hoje. Vamos falar um pouco mais sobre isso.



1. Romanos

A carta aos romanos tem como tema principal "O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. A justificação pela fé"
Romanos 1. 16, 17
"16. Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
17. Pois nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé."

Hoje em dia viver pela fé é bobeira. É mais fácil eu pressionar a Deus contra a parede. E decretar a minha vitória e está tudo resolvido.
Eu não preciso crer, eu preciso é determinar. 


2. Coríntios

A carta aos Coríntios foi escrita para corrigir desordens e para estabelecer aos fiéis um modelo de conduta cristã.

Nós somos filhos do Rei e podemos fazer tudo quanto queremos, e ninguém tem que se meter na minha vida. Quem me julga é somente Deus. Não preciso de ninguém falando como devo me comportar. Quem é esse Paulo para falar o que devo ou não fazer?
Deus deu a vida para cada um cuidar da sua.


3. Gálatas

Na igreja da Galácia havia judeus convertidos ao cristianismo e gentios também convertidos ao cristianismo. Porém os judeus queriam que os gentios seguissem alguns rituais da Lei de Moisés e os gentios não aceitavam isso. Paulo então escreve mostrando que não precisa mais seguir a Lei para ser salvo, mas que agora nos viveríamos guiados pelo Espírito Santo de Deus.

Isso está errado! Tem que seguir as regras sim. Os irmãos tem que usar terno, as irmãs tem que usar saia, não podem se depilar. Todos tem que seguir isso senão vão para o inferno.
Esse Paulo está querendo colocar o mundo dentro da igreja.


4. Efésios

A carta aos Efésios foi escrita com o intuito de mostrar as pessoas a relação de Cristo com a igreja. Que Cristo morreu para que não houvesse mais separação entre os povos e que a partir de agora todos deviam ser um único povo, unidos em um único Espírito, formando assim um só corpo.

Mas eu não gosto do irmão A, não vou com a cara do irmão B. Como que eu vou viver unido com esse tipo de pessoa?
A bíblia não diz que no céu tem muitas moradas? Então cada um fica lá na sua morada e está tudo certo.
Não preciso ter comunhão com quem eu não gosto.


5. Filipenses

A carta aos Filipenses foi escrita com o intuito de agradece-los por terem ajudado-o enquanto se encontrava na prisão.

Nada mais justo do que ser grato. 
Ele teve sorte de nós termos ajudado-o. Poucos ajudariam um prisioneiro.
E outra coisa! Se ele está na prisão é porque mereceu. Está pagando o que deve.
Deus é justo!


6. Colossenses

Esta carta foi escrita para combater os falsos mestres que estavam tirando a centralidade de Cristo na igreja e também para mostrar as pessoas como deveria ser a nova vida em Cristo Jesus.

Também não dá pra pregar só sobre Cristo. 
Precisamos sim desses homens que vem de fora pregar aqui. 
Eu sei que eles não tem igreja fixa. Eu sei que eles cobram para pregar. Só que eu também sei que são homens de Deus. São profetas de Deus.
Se tirar essas coisas da igreja e ficar falando só de Jesus a igreja esvazia. Não podemos parar!


7. Tessalonicenses

A carta aos Tessalonicenses foi escrita para alertar ao povo de que Jesus Cristo irá voltar para buscar a sua igreja, e que nós devemos estar preparados para este acontecimento, pois não sabemos nem o dia e nem a hora. Porém não podemos ser pegos desprevenidos. Devemos estar aguardando esse momento todos os dias da nossa vida.

Que besteira isso ai. Precisamos nos preocupar é em ter casas luxuosas, carros importados, contas bancárias cheias de dinheiro. Isso sim é importante para vivermos uma vida em abundância como Cristo falou.
Você acha que eu vou me preocupar com uma coisa que já há tanto tempo foi falado e até agora não aconteceu?
Tem que viver bem aqui na terra, pois Deus quer que seus filhos vivam bem.


Amém amados.
Estarei parando por aqui. Não falarei sobres as epístolas pastorais(1 e 2 Timóteo e Tito).

Mas quero aqui ressaltar que tudo isso que escrevi não é para ser seguido. Foi apenas uma forma de mostrar que por muitos, no dia de hoje, os ensinamentos que o apóstolo Paulo nos deixou não seria bem visto. O que devemos seguir são os ensinamentos que a Bíblia nos deixa e principalmente as cartas às igrejas.

Eu tenho pra mim que nós devemos sempre meditar nessas cartas se quisermos ser cristãos verdadeiros e andar de tal forma que as pessoas possam ver em nossas vidas o brilho de Jesus.

Espero que Deus fale ao coração de cada um e que possamos viver de forma digna do evangelho de Jesus Cristo.

Mateus 5. 16
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."

Um comentário:

Weslei de Jesus disse...

Gloria a DEUS! Pela forma como é tratado os assuntos de vida cristã no seu BLOG.