Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O VASO E O OLEIRO

Jeremias 18. 1-6

"1. Palavra do Senhor, que veio a Jeremias:
2. Levanta-te, e desce a casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3. Desci à casa do oleiro, e vi que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
4. Mas o vaso, que ele fazia de barro, se quebrou na sua mão; pelo que o oleiro tornou a fazer dele outro vaso, conforme bem lhe pareceu.
5. Então veio a mim a palavra do Senhor:
6. Não posso fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."


Deus chama Jeremias e manda ele descer até a olaria (local onde se fabricam tijolos, telhas e vasilhames de barro). E lá Deus mostra o trabalho de um oleiro fazendo um vaso. E diz a Jeremias que da mesma forma que o oleiro trabalha com o barro e molda o vaso, Ele também faz o mesmo com Israel.

Mas quero falar sobre os cincos processos que o barro passa até se tornar um vaso bonito.



1. O oleiro escolhe o barro

A primeira coisa que o oleiro faz é escolher o barro. Não são todos os tipos de barro que servem para serem vasos. Existem barros que nunca conseguirão ser vasos.

Mateus 22. 16
"Pois muitos são chamados, mas poucos escolhidos."

Deus não faz acepção de pessoas. Porém a Bíblia nos ensina que nos últimos tempos surgiram falsos profetas, falsos mestres e todos estes sairiam do meio do povo de Deus, do meio da igreja.Deveriam se tornar vasos, mas são enganadores. São lobos afim de devorar as ovelhas. Não servem para serem moldados. Estão presos em seus próprios pecados. Não querem largar a vida pecaminosa que leva.


2. Coloca o barro no sol para decompor as impurezas

 O barro para se tornar vaso precisa ir para o sol tirar as impurezas.

Salmos 84. 11a
"Pois o Senhor Deus é sol e escudo"

O barro precisa entrar na presença de Deus para ter suas impurezas retiradas. É impossível que um vaso fique bom e bonito feito com barro cheio de impurezas. Todo cristão que deseja ser um vaso de honra diante de Deus precisa ser purificado.

1 João 1. 9
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça."

Temos que entrar na presença de Deus em oração e em nome de Jesus e confessar os nossos pecados e assim teremos nossa vida purificada.

Hebreus 12. 14b
"sem a santificação ninguém verá o Senhor."


3. Molda o barro

Depois de purificado, agora o barro vai ser moldado, ou seja, vai se transformar em um vaso.

O oleiro coloca o barro sobre uma roda e começa a girar e com as mãos começa a dar forma ao vaso.

Deus faz isso conosco. Ele vai nos moldando através da palavra Dele, a Bíblia Sagrada. Através da Bíblia vamos conhecendo o que agrada e o que não agrada a Deus. Vamos sendo transformados a cada dia.

Colossenses 1. 28
"A Ele (Jesus) anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo."

Não somos pessoas perfeitas em Jesus, mas temos que caminhar a cada dia para a perfeição.

Duas coisa me chaamram muito a atenção no texto de Jeremias 18. 4:
"Mas o vaso, que ele fazia de barro, se quebrou na sua mão; pelo que o oleiro tornou a fazer dele outro vaso, conforme bem lhe pareceu."

I - O vaso se quebra. (Mas o vaso, que ele fazia de barro, se quebrou na sua mão)

Não é o oleiro que quebra o vaso, mas vaso simplesmente se quebra.

A Bíblia diz em 1 Coríntios 10. 12
"Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia."

Ou seja, se você está sendo moldado por Deus, mas começa a se inchar, achar que é melhor que os outros. CUIDADO PARA NÃO CAIR!

II - Mesmo o vaso se quebrando o oleiro volta a fazer o vaso (pelo que o oleiro tornou a fazer dele outro vaso, conforme bem lhe pareceu)

Perceba que o oleiro não abandona o vaso. Porém ele faz outro vaso. Não vai ser mais o mesmo.
Deus não abandona os seus vasos, mesmo que eles se quebrem. Porém Ele vai fazer outro vaso, ou seja, você vai ser uma pessoa diferente daquela que era antes.


4.Coloca para secar até que saia toda a umidade

Depois de moldado o vaso precisa ser seco. Precisa sair toda umidade senão qualquer coisa deforma o          vaso.

O crente depois de moldado ainda precisa ser discipulado. Precisa frequentar os cultos de ensinamento, a escola bíblica e os cultos de oração para poder sair a umidade e não ser deformado pelos falsos ensinamentos.

Efésios 4. 14
"para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro."

Precisamos crescer no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Oséias 4. 6a
"o meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento."


5. Coloca no forno

Depois de crescer no conhecimento é necessário que o vaso passe no forno para ficar duro, mais resistente. 

O crente precisa passar pelo forno, ou seja, é necessário que o crente seja provado, passar por tribulações para se tornar mais forte e mais resistente.

Tiago 1. 12
"Bem-aventurado o homem que suporta a provação, porque depois de ter passado na prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.

Jesus falou em João 16. 33
"Disse-vos estas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo."

A provação na nossa vida não é para nos matar, mas para que tenhamos mais comunhão com nosso Deus. 


Para terminar quero ressaltar que em momento algum vimos o barro reclamando com o oleiro, ou dizendo para o oleiro como gostaria que ele o fizesse.

Ou seja, o crente é barro e Deus é o oleiro e nós sendo barro não temos o direito de falar para Deus como queremos que Ele faça as coisas em nossa vida, muito menos devemos questioná-lo sobre o que estamos passando.

Jesus orou assim no Getsêmani:

Lucas 22. 42
"dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice, toda via não se faça a minha vontade, mas a tua."

Se Jesus não fez a sua própria vontade, porque nós temos que fazer?

Devemos aprender a viver como o apóstolo Paulo falou: 

Gálatas 2. 20
"Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."

Deus em Cristo vos abençoe.

Nenhum comentário: