Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Qual é o exemplo de cristão que estamos mostrando?

Mateus 26. 69-75

"69.Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio, e aproximou-se dele uma criada, e lhe disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
70.Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
71.E, saindo para o pórtico, outra criada o viu, e disse aos que estava com Jesus de Nazaré.
72.Ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem.
73.Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és um deles, pois o teu modo de falar te denuncia.
74.Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
75.Então Pedro se lembrou das palavras que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente."

Pedro andava perto de Jesus.
Só neste capítulo 26 de Mateus vemos:
  1. Pedro ajudando a preparar a páscoa(v. 19"Os discípulos fizeram como Jesus lhe ordenara, e prepararam a páscoa.")
  2. Participou da ceia(v. 20"Chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.")
  3. Jurou fidelidade a Jesus(v. 33-35"Ao que Pedro lhe disse: Ainda que todos se escandalizem por tua causa, eu nunca me escandalizarei. 34.Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 35.Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo."
  4. Foi ao Getsêmani com Jesus(v. 36, 37"Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além, orar. 37.Levando consigo a Pedro e os dois filhos de Zebedeu. começou a entristecer-se e a angustiar-se muito."
  5. Não aceitou que prendessem a Jesus, tanto que sacou da espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote(v. 51"Um dos que estavam com Jesus. estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.") No evangelho de João 18. 10 diz que foi Pedro e o nome so servo era Malco.
  6. E ainda negou a Jesus.
O problema é que nós só lembramos, na maioria das vezes, dos erros de Pedro.
O ser humano tem essa tendência de lembrar mais os erros do próximo do que as qualidades.
Mas eu gostaria de destacar as qualidades de Pedro que achei interessante neste texto de Mateus 26. 69-75.

1º) Todos abandonaram a Jesus, mas Pedro voltou(v. 56)
"Mas tudo isto aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o, fugiram."

Só tem um porém. (v. 58)
"Mas Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os guardas, para ver o fim."

Você pode até questionar:
Mas ele ficou de longe!

Ele não podia fazer nada naquele momento. Era a única coisa que ele podia fazer. Ficar observando.

O mais importante aqui, e é o quero destacar, é que ele voltou.
Muitos abandonam a Cristo, mas não voltam até Ele.
É preciso que nós voltemos para Jesus.
Isaías 55. 6
"Buscai ao Senhor enquanto se pode se achar, invocai-o enquanto está perto."

2º) As pessoas reconheceram que ele estivera com Jesus(v. 69, 71)
"69.Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio, e aproximou-se dele uma criada, e lhe disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
71.E, saindo para o pórtico, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus de Nazaré."
As pessoas viram que ele tinha algo diferente. Reconheceram nele algo que não tinha nos outros que ali estavam.

É isso que quero destacar. Será que as pessoas também vêem em nós algo diferente? Ou será que nos misturamos tanto com as pessoas que não temem a Deus, a ponto de ninguém reconhecer em nós o brilho de Jesus.
O próprio Jesus falou em Mateus 5. 16
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que estás nos céus."
Será que as pessoas conseguem ver algo de bom em nós? Ou será que as pessoas olham para nós e dizem: "Eu ser crente igual a esse aí? Deus me livre!"

3º) O modo como ele falava revelava que estivera com Jesus(v. 73)
"Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és um deles, pois o teu modo de falar te denuncia."

O nosso modo de falar diz muito ao nosso respeito. Dificilmente alguém é contratado para falar com clientes quando o seu linguajar é chulo.
Paulo falou em Efésios 4. 29
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem."
torpe=obsceno, indecente

Tem muita gente se intitulando cristão, porém falam palavrões com a maior naturalidade. Suas bocas só proferem palavras de maldição e não de benção.

Mateus 12. 36, 37
"36.Mas eu vos digo que de toda palavra frívola que os homens proferirem hão de dar conta no dia do juízo.
37.Pois pelas tuas palavras serás justificados e pelas tuas palavras serás condenado."

Espero que nós cristãos, seguidores, ou imitadores de Jesus Cristo, venhamos ser verdadeiramente imitadores de Jesus. Que possamos ser exemplo para o nosso próximo.

Deus abençoe

Nenhum comentário: