Josué 7. 1, 7-13
"1. Mas os filhos de Israel forma infiéis no tocante às coisas condenadas; Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. Assim a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.
7. Disse Josué: Ah, Senhor Deus! Porque fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazer perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em ficar dalém do Jordão.
8. Ah, Senhor! Que direi? Ora, Israel virou as costas diante dos seus inimigos!
9. Ouvindo os cananeus e todos os moradores da terra nos cercarão, e desarraigarão o nosso nome da terra. Então que farás ao teu grande nome?
10. Disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Porque estás prostrado assim sobre o teu rosto?
11. Israel pecou, e violaram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e mentiram, e até debaixo de sua bagagem o puseram.
12. Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante deles porque Israel se fez condenado. Não serei mais convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.
13. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Coisas condenadas há no meio de ti, ó Israel. Não poderá suster-se diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do teu meio as coisas condenadas."
Deus promete a Josué dá as terras ao povo de Israel. Porém ele teriam que lutar para conquista-las.
E a primeira cidade que Josué vai conquistar é Jericó.
E Deus dá a estratégia para Josué:
Josué 6. 3-5
"3. Vós, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez. Assim fareis por seis dias.
4. Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros diante da arca. No sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.
5. Tocando-se longamente a trombeta, e ouvindo vós o sonido dela, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si."
O povo deveria rodear a cidade durante seis dias, uma vez por dia. E no sétimo dia teria que dar sete voltas em torno da cidade; e por fim seriam tocadas as trombetas e povo gritariam e o muro da cidade iria abaixo.
E assim sucedeu. Porém Deus tinha dado uma ordem ao povo:
Josué 6. 17-19
"17. Porém a cidade será condenada, ela e tudo o que houver nela. Somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porque escondeu os mensageiros que enviamos.
18. Tão-somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não tomeis delas coisa alguma, e não façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
19. Porém toda prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, são consagrados ao Senhor, e irão para o tesouro do Senhor."
O povo não deveria trazer nada de Jericó, mas apenas o que seria consagrado a Deus. Nada que pertencesse a Jericó deveria ficar em suas posses, pois Deus havia amaldiçoado tudo que era de lá. E qualquer um que pegasse algo de lá, traria sobre si e sobre o povo maldição.
Diante desse texto de Josué e também do versículo de 1 João 2. 1, o qual eu usei como tema desta mensagem; gostaria de falar três coisas importantes para termos comunhão com o nosso Deus e participar das bençãos Dele.