Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

Negar o mundo e viver em Cristo

Hebreus 11. 23 - 26

"23. Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso, e não temeram o decreto do rei. 24. Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó. 25. Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que, por algum tempo, ter o gozo do pecado. 26. Teve por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito, porque tinha em vista a recompensa."

Desde o nascimento de Moisés Deus já estava cuidando dele. Pois o rei do Egito havia dado ordem as parteiras para que todo parto das mulheres hebreias, do qual nascessem um homem, o mesmo deveria ser morto. Pois tinha medo do crescente número de hebreus.

Nesse cenário nasceu Moisés. As parteiras temeram a Deus e preservaram a vida do menino. Seus pais esconderam o menino por três meses e depois o colocaram em um cesto e colocou-o no rio. Moisés foi encontrado pela filha de Faraó, porém sua irmã encontrava-se ali, e quando a filha do Faraó viu que o menino era hebreu, sua irmã imediatamente falou para que fosse chamado uma mulher hebreia para cuidar do menino. Foi e chamou sua mãe, a mãe de Moisés para cuidar dele e ainda ganhar um salário por isso. E o menino sendo já grande a filha do Faraó adotou-o.

Sabe o que eu acho interessante no texto de Hebreus 11. 23-26?
É que a Bíblia diz que Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó, e escolheu ser maltratado com o povo de Deus.

Hoje em dia prega-se muito sobre riqueza. Fala-se muito em o cristão ser próspero.
Então eu vejo o exemplo de Moisés. Tinha muita riqueza para usufruir, tinha status de pertencer a família real, mas mesmo assim recusou tudo isso para permanecer fiel a Deus.
Eu não quero aqui ensinar contra aqueles que são prósperos. Eu creio que Deus próspera a vida do cristão. Porém creio que nem todos serão prósperos, financeiramente falando.
E também não estou dizendo que quem tem prosperidade deve abandonar tudo.

Vamos entender o que o texto diz.
v.25 "Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que, por algum tempo, ter o gozo do pecado."
Aqui está chave do que eu quero falar: do que, por algum tempo, ter o gozo do pecado.
Se o que está te fazendo prosperar é ilícito, sai fora.
Se a sua prosperidade é mais importante do que Deus, sai fora.
Se qualquer coisa na sua vida está te afastando de Deus, sai fora.
Se você busca a riqueza a todo custo e esquece de buscar a Deus, pare.
A Bíblia diz em Salmos 37. 5
"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará"

A Bíblia diz em 1 Timóteo 6. 7-10
"7. Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele; 8.tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. 9. Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e perdição. 10. Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."

É melhor você está com Cristo, mesmo que seja sofrendo, e ter uma herança no céu, junto ao nosso Pai Eterno, do que por algum tempo, ter o gozo do pecado, e depois viver eternamente sem Deus.

Olha o que diz o v. 26 "Teve por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito, porque tinha em vista a recompensa."

Quem for fiel a Cristo receberá recompensa de Deus. 
Deus promete para nós novo céu e nova terra, novo corpo e ainda mais, uma eternidade ao lado de Deus, o Todo Poderoso. Aonde não haverá mais dor, não haverá mais choro, não haverá mais doença, não haverá mais morte. A alegria será constante em nossas vidas.

Seja fiel a Deus. Abandone tudo que te afasta da presença Dele. E Ele te recompensará.
Mateus 6. 33
"Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Deus abençoe em Cristo Jesus.


Nenhum comentário: